TEATRO DE SOMBRAS


Matéria no Jornal: O Popular; Local/Imbituba
21 de Junho de 2010 - 13:53


Aprendizado. Nos encontros, educadores da rede municipal experimentam elementos como telas, focos, silhuetas - Imbituba - Popular Catarinense

Prática. Professores do município desenvolvem a arte com diversos materiais.

Estimular a descoberta do teatro de sombra como linguagem artística, com ênfase na expressão e a fruição crítica e estética. Este é o objetivo da oficina de teatro de sombras para educadores e interessados nessa arte. O curso é oferecido pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com o programa de pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Companhia Teatral Desmontagem Cênica, de Imbituba.
A oficina prática-teórica de 40 horas é realizada as terças e quartas das 19h às 22h na Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC) – que disponibilizou o espaço e materiais para a realização das aulas que vão até julho.
As aulas são ministradas pelo professor especialista e diretor de teatro Emerson Cardoso Nascimento. Durante os encontros são experimentados elementos do teatro de sombras, como: telas, focos, confecção de silhuetas (em papelão e corporal), projeção e criação de imagens estáticas e em movimentos, criação de cenas, além do estudo da história do teatro de sombras no Oriente e Ocidente. Também são experimentados jogos teatrais e criação de cenas, onde os participantes exploram todos os elementos dessa arte.
“O teatro de sombras é uma arte milenar, praticada por vários grupos pelo mundo até os dias de hoje. China e Índia disputam documentos e fragmentos históricos para comprovar que esta arte é originária de seus povos” conta.
Contudo, segundo o especialista, essa linguagem consiste na manipulação de um objeto-corpo ou silhueta-boneco entre um foco de luz e uma tela, o que faz com que o espectador diante da tela veja a sombra. “É da projeção da luz misturada à matéria que nasce o teatro de sombras - uma linguagem cênica que remete aos sonhos e a imaginação. É no emprego de materiais simples, como um tecido, um foco de luz (lanterna ou vela) e formas recortadas em papelão (ou partes do corpo), que se criam imagens fantásticas, ou seja, o mundo do teatro de sombras”, explica.
“Antes a palavra teatro tinha para mim um único significado, agora na oficina posso perceber outras possibilidades e linguagens que o teatro pode ter”, ressalta a participante Rosangela Vieira. Outros participantes, como a professora Ana Cristina Gonçalves, já está experimentando essa arte em sala de aula com seus alunos que também estão fascinados.
No entanto, os participantes descobriram nas sombras uma outra forma de conhecimento e de interpretação da realidade. “Antes a sombra para mim passava despercebida, agora vejo nelas um caminho para a criação artística”, completa Alessandra Santos. Um outro ponto a ser destacado é a formação de público em teatro que aos poucos vai crescendo em nossa cidade através do incentivo da Secretaria de Educação e Cultura e demais envolvidos nesse processo.
Iniciativas como essas valorizam não só a formação continuada dos educadores, assim como incentivam a divulgação dessa arte nas escolas e também na nossa região. “Oficinas como essa são mais do que um espaço para formação, é aqui que vemos na prática o significado da arte na nossa vida”, completa Nascimento.
Está previsto para o final da oficina a apresentação de um pequeno espetáculo com a linguagem do teatro de sombras. Os interessados em assistir podem entrar em contato com os participantes através do e-mail desmontagemcenica@gmail.com. Fotos e demais informações podem ser acessadas através do blog: http://desmontagemcenica.blogspot.com/

Comentários

Momentos disse…
Esse é o meu verdadeiro..hauhauhauh
Passei enganado...
Rhaisa Muniz disse…
Parabéns querido, você merece! Batalhas muito e tens muito amor pelo o que fazes.
Lindo, lindo...

Beijinhos com muita luz e sombra....
Fabiana Lazzari disse…
Parabéns Emerson!
Estás fazendo um ótimo trabalho em prol da arte! E da tua carreira artística e acadêmica!
Vamos firme sempre e conta comigo sempre!


Bjocas carinhosas da sempre amiga
Fabi