TEATRO NA ANTIGA USINA DE IMBITUBA

A Cia. Teatral Desmontagem Cênica por intermédio da ADESI foi autorizada pela Companhia Docas de Imbituba – CDI a utilizar uma sala na antiga Usina (Museu do Porto de Imbituba) para realizar ensaios e apresentações teatrais e ambas estão finalizando a formalização do processo de concessão. A Usina, que já foi o Museu do Porto de Imbituba, estava atualmente desocupada. A grande sala destinada aos trabalhos da Cia. foi o único espaço encontrado na cidade que ofereceu as condições ideais para a criação dos espetáculos, já que é um espaço amplo e o palco pode ser montado de diversas formas. Há também um sistema de guindaste móvel que permite a fixação dos equipamentos de luz de acordo com a formatação do palco. Segundo o diretor da Cia., Emerson Cardoso, a sala pode ser considerada como um espaço múltiplo, o sonho de qualquer grupo de teatro contemporâneo, pois permite explorar muitos efeitos na criação dos espetáculos e na relação com o espectador.

Durante o sábado(2), os integrantes da Cia. realizaram um mutirão entre amigos e parentes, e limparam todo o espaço interno com o objetivo de adequá-lo para ensaiar e a realizar espetáculos teatrais. Agora, o grupo espera ajuda na manutenção da infraestrutura da sala e na aquisição de alguns equipamentos teatrais básicos. “É importante que os imbitubenses nos ajudem a preservar esse local que já foi tão importante para o desenvolvimento da cidade”, finalizou o diretor da Cia. A sala ainda precisa de reparos e reformas, tais como: pintura, instalação elétrica, hidráulica e construção de um pequeno palco e arquibancadas (sem alterar seu contexto arquitetônico). O grupo espera que tudo esteja pronto no final de novembro, na estreia da peça “Um conto de Natal”, uma produção independente que será apresentada durante o mês de dezembro e deverá integrar a programação de natal da cidade. E no período de férias, o grupo estreará seu quarto trabalho, levando um pouco da cultura local para os turistas em nossa cidade, bem como apresentando opções de lazer e cultura, reforçando o convite ao retorno destes, ou seja, é o teatro fomentando o turismo, o comércio e a cidade de Imbituba como um todo.

A Cia. Desmontagem Cênica é um grupo de teatro independente e sem fins lucrativos e foi formada em 2005 por estudantes de teatro da UDESC. Seu repertório conta com três peças: “Hoje não tem espetáculo”, “(IN)Utilidades: do princípio ao fim” e “O Cutelinho e a Dona Coisa”. O grupo já se apresentou voluntariamente em alguns bairros, no centro da cidade (Atlético e Câmara de Vereadores), além de realizar apresentações teatrais em festas e eventos em todo o Estado. Atualmente, o grupo é formado por estudantes de artes cênicas e arte-educadores, todos imbitubenses residentes no bairro de Vila Nova Alvorada: Alessandra Santos (atriz), Christian Ribeiro (ator), Emerson Cardoso Nascimento (diretor), Yara Lazarin (atriz); Vladimir Borges e Bruno J. de Sousa (técnicos).

A partir dessa semana, a Cia. realizará um trabalho de captação de apoio e patrocínio visitando empresas e comércio em geral para que todos possam amparem essa ideia. A realização desse projeto é uma forma de mostrar que é possível fazer teatro em Imbituba, contribuindo na formação de público e a valorização dos artistas e cultura local. A Cia. Desmontagem Cênica, com o apoio da CDI, acredita que com incentivo poderá continuar levando teatro aos Imbitubenses, pois como diz os Desmontagens: “TEATRO EM IMBITUBA É POSSÍVEL SIM!”.

Os interessados em apoiar essa iniciativa podem entrar em contato através do e-mail desmontagemcenica@gmail.com ou pelo fone: 99799873 (Christian) ou 99461559 (Alessandra). Outras informações no blog da Cia.: http://desmontagemcenica.blogspot.com/ (sem o WWW).

Comentários